ATENÇÃO: A TOPDATA produz catracas com diversos modelos e configurações, e apesar de haver semelhanças fisicamente, podem ter peças e sensores de modelos diferentes, com funcionamento diferente. Certifique-se do modelo exato da sua catraca para aplicar as configurações sugeridas aqui.


Segue o caminho no módulo de acesso para configurar:
- Menu Configuração > Parâmetros. Após isso surgirá a tela de política de segurança, nessa será solicitada uma senha, mas basta clicar no X para fechar que a tela passa para a próxima e nessa próxima tela é onde ficaram as configurações de catraca e leitor biométrico (Imagem 1).
- Preencha os campos de configuração conforme o modelo da sua catraca levando em consideração principalmente a existência, ou não, do sensor de biometria. A partir da Imagem 2 tem as configurações de acordo com o tipo de sensor/leitor biométrico presente no equipamento. Confira as dicas no final dessa página com mais detalhes.

Imagem 1

Imagem 2: SEM SENSOR/LEITOR BIOMÉTRICO (OU QUE USA CABO USB)

Imagem 3: COM SENSOR/LEITOR BIOMÉTRICO LFD ou LN (NÃO USA CABO USB)

Imagem 4: COM SENSOR/LEITOR BIOMÉTRICO LC (NÃO USA CABO USB)
TEM FACIAL?
DICAS
- Há modelos com leitor biométrico embutido na tampa, existe o modelo em que o leitor é do tipo NITGEN Hamster e tem um cabo USB saindo da catraca junto com o cabo de rede da comunicação dela. Tem o modelo com leitor embutido do tipo LFD (que é do mesmo fabricante NITGEN) no entanto a catraca não dispõe do cabo USB do leitor, o funcionamento dele se dá pelo cabo de rede, assim como também tem o modelo com leitor LC em que a comunicação não é via cabo USB.
- Existe ainda um quarto modelo de biometria chamado SAGEM, no entanto ela não é homologada para uso com o G3 Acesso. Certifique-se do modelo de biometria da catraca para fazer a configuração correta e evite aborrecimentos.
- Caso a catraca utilize o modelo com cabo USB para o leitor NITGEN, e precise usar uma extensão porque o cabo é curto até chegar no PC, use uma extensão com malha de proteção contra interferências. Caso a distância seja superior a 5m é necessário usar uma extensão com fonte amplificadora de sinal.
- O modelo com leitor LC é responsável por processar a identificação pela própria placa da catraca, ao invés disso ser feito pelo computador. Nesse caso requer uma reorganização períodica da memória dela. Na IMAGEM 6 pode ver a opção na tela onde faz essa reorganização. O período pode variar conforme a quantidade de alunos ativos que a academia tem, mas em média pode adotar a cada 6 meses.

Exemplo de cabo extensor USB 3.0 com malha de proteção e detalhe azul que indica ser 3.0 e que deve ser plugado obrigatoriamente em uma USB da placa do PC/Totem (não pode ser USB frontal).
(Outros cabos finos ou 2.0 não suportam a conexão do leitor e falham)